terça-feira, 28 de abril de 2009

Conflito de Gerações

Que sirva de consolo a todos os pais! Ter filhos adolescentes não é fácil, não era no passado e não será no futuro! Aquilo que julgam ser problemas, não são mais que a lei natural da vida!
Mudam-se os tempos, mas há coisas que permanecem iguais!

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1) "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, goza da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.

3) "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4) "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas:

A primeira é de Sócrates (470-399 a.C.) - atenção não confundir. Este era o filósofo/pensador, não é o "Artolas"...!

A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)

A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.

E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia (Actual Bagdad) e tem mais de 4000 anos de existência!

Aos que são Pais, tentem lembrar-se da vossa própria adolescência. Aquilo que se passa com a minha filha adolescente, entendo eu bem, pois já passei por isso. Devemos sim, orientar, proteger, dar-lhe linhas de guiamento, mas não podemos impedir que eles sigam a linha natural das coisas!
A idade da descoberta é a mais importante da nossa vida! Aprender significa errar!
E não é por lhes dizermos que sabemos, pois aprendemos no passado! Que erramos e por isso somos mais experientes e sabemos o que deve ser feito, que eles vão aprender a fazer o que é certo!
Têm que ser eles a cometer os seus próprios erros! Têm que ser eles a fazer as suas descobertas! Só assim vão aprender!
Quanto a mim, tento deixar passar o tempo, tento ajuda-la a seguir o seu caminho e deixa-la cometer os seus próprios erros, precisamente por me rever nela.
Oh, e como me revejo nela!



RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário